domingo, 12 de agosto de 2007

O caráter se forma

Pais e educadores precisam ter consciência do valor do caráter e buscar o conhecimento necessário para ajudar na formação do caráter da criança.

O que é caráter

Dwight Moody disse que caráter e o que você é no escuro”, O verdadeiro caráter é uma qualidade da alma que se revela na conduta. Um caráter reto é algo muito precioso na vida do ser humano. Poderão vir as crises, os fracassos, mas ele não será afetado.
Existem qualidades fundamentais que devem ser cultivadas, pois elas têm um poder irresistível para induzir à prática do bem. Estas qualidades são: integridade, firmeza e perseverança.
O desenvolvimento do caráter da criança inclui o conhecimento de Deus e de Suas leis e a aquisição de uma percepção daquilo que é certo e daquilo que é errado. Significa, também, ter auto controle.
Certamente o lar é o lugar em que a criança recebe a influência mais importante do seu desenvolvimento. São os pais que ensinam as primeiras lições de vida.
“O lar não é a única influência no desenvolvimento do caráter. A escola e a sociedade também influenciam
“As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida têm mais que ver com a formação do seu caráter que tudo que ela aprenda em anos posteriores”. (OC, p. 193.)
São vários os fatores que podem influenciar na formação do caráter. Entre eles, um dos mais fortes é o exemplo dos adultos, especialmente de pais e professores (é um dos mais importantes fatores na formação do caráter de uma criança). As crianças farão o que os adultos fazem, e não o que eles dizem que deve ser feito. A confusão ocorre quando os adultos dizem uma coisa e fazem outra, quando o lar tem normas diferentes das normas da escola, ou da sociedade ou de seus amigos.
O calor e o amor são partes do relacionamento entre o adulto e a criança. Quando lhe dedicam amor e se interessam por ela, de maneira pessoal, os adultos estão preparando o caminho para que absorva os valores que tanto almejamos ensinar. No entanto, se o contrário acontecer, ela não dará atenção ao que estamos desejando que aprenda.
♥ Conheça cada criança, seus problemas, alegrias, dificuldades, talentos e gostos.
♥ Interesse-se por ela dedicando-lhe tempo.
♥ Expresse afeto por meio de atitudes e palavras.
♥ Expresse calor, aceitando o sentimento da criança, suas idéias, por mais diferentes que sejam das suas.
♥ Expresse amor, carinho e elogios, destacando as qualidades que ela possui.

Ensino - Você pode incutir na criança traços positivos de caráter. O quanto ela absorverá de seus ensinamentos dependerá, grandemente, do modelo que lhe é apresentado e do seu relacionamento com ela. Devemos tornar o nosso ensino o mais positivo possível.Enfatize o que é certo. Lembre-se de que tudo o que a criança aprender na infância a acompanhará pelo resto de sua vida.

Hábitos - “É pela repetição dos atos que se formam os hábitos e o caráter éconfirmado”.
Pratique ações corretas: ações repetidas formam hábitos.
Um exemplo prático seria:
Pensamento - à ação + ação +ação + ação hábito.
“Semeia um pensamento e colherás um ato; semeia um ato e
colherás um hábito; semeia um hábito e colherás um caráter; semeia um caráter e colherás um destino”.
(Samuel Smiles)

Obediência, honestidade, veracidade, cuidado com a saúde, fidelidade, respeito, princípios alimentares, higiene, humildade, justiça, paciência e perseverança.
Temos que planejar e analisar as condições que utilizamos para prover nossas crianças de bons hábitos. Boas ações praticadas ajudarão no desenvolvimento do caráter. Pesquisas demonstram que, para a aquisição de bons hábitos, as recompensas são geralmente mais eficientes que os castigos.

Obediência - A obediência é importante para a formação do caráter. Ela tem um papel importante no lar, na escola e no ambiente da sociedade em que a criança vive.
Temperamentos variados necessitam de disciplina variada. Cada criança tem uma natureza diferente da outra. A índole de cada uma deve ser estudada para que o caráter seja moldado.
O objetivo da obediência é ensinar a criança a ter auto-controle.

Escolhas - O caráter determina a escolha das ações ou das atitudes que serão tomadas futuramente.

Saúde física - A saúde física está relacionada com o caráter? Sim, para isso estabeleça uma alimentação saudável e a mais natural possível. Atividades físicas, luz solar, ar puro, água e o descanso são outros requisitos para uma boa saúde física. A criança precisa dormir mais de oito horas por dia e, de preferência, dormir cedo e levantar cedo.

Serviço - Deve-se ensinar a criança a ser prestativa à família e a outras pessoas e a realizar suas tarefas com amor.

Poder Espiritual - Todo filho de Deus, não importa sua idade, tem acesso a Ele por meio da oração. Vamos nos unir para que formemos corretamente o caráter dos nossos filhos e para que eles sejam pessoas respeitadas e felizes.

Nenhum comentário: