domingo, 12 de agosto de 2007

Dia dos Pais






Um dia especial, comemorado em várias partes do mundo, o Dia dos Pais é a melhor forma de homenagear e reconhecer o grande esforço que é educar filhos. Segundo a Bíblia "os filhos são herança do Senhor", são eles que permitem aos pais entenderem a intensidade do amor de Deus para com seus filhos.

Contudo, você sabe como surgiu o Dia dos Pais?

Segundo o Guia dos Curiosos a idéia da comemoção surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

No entanto, foi nos Estados Unidos, que, em 1909, Sonora Smart resolveu criar o Dia dos Pais. Motivada pela admiração que sentia por seu pai, o veterano da Guerra Civil William Jackson Smart.

A data escolhida por ela para a comemoração foi a de seu aniversário: 5 de junho. O interesse pela data aumentou e difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e daí se tornou uma festa nacional.

Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de junho.

Aqui no Brasil, a festa começou a ser comemorada em 1953. O jornal O Globo difundiu a data visando atrair anunciantes do comércio( Para aqueles que pensam que a data é mais uma jogada do comércial...). Dois anos depois os jornais da Empresa Folha da Manhã se uniram a TV Record, a Rádio Panamericana (hoje Jovem Pan) e a Rádio São Paulo para festejar a data pela primeira vez em São Paulo. Para tal, organizaram um concurso para eleger os pais mais jovem, mais idoso e com maior número de filhos. Dos mil inscritos, ganharam o prêmio um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem com 31 crianças. A princípio, a celebração ocorria no dia 16 de agosto, mas depois foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Nos outros países, também acontece a mesma comemoração:



Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no segundo domingo de Agosto, mesmo dia do Brasil, mas não é uma data muito festejada ou tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Nenhum comentário: